Sete cidades já receberam as seletivas e agora o WCS abre a oportunidade para qualquer pessoa do Brasil se inscrever, independente de seletivas locais, com a Seletiva Online. Estão abertas as inscrições para a Etapa Online e as duplas poderão se inscrever até dia sete de maio. A Seletiva Online acontece de forma exclusivamente virtual e uma ou mais duplas podem ser selecionadas para a final em São Paulo em maio.

O WCS, World Cosplay Summit, um dos maiores concursos internacionais de cosplay do mundo, iniciou suas seletivas no Brasil no dia 25 de março, escolhendo as melhores duplas do país, que  competem entre si em maio na final nacional em São Paulo, para então ser  escolhida a dupla para representar o país na final em agosto no Japão.

O WCS é um concurso cosplay japonês de duplas que exige e incentiva a participação de mídias japonesas, com suas ressalvas particulares que podem ser encontradas no regulamento oficial. Mas pela proximidade das datas de seleção, foi liberada uma exceção à regra que permite os participantes se apresentarem com cosplays de quaisquer mídias escolhidas, incluindo personagens ocidentais, apenas nas seletivas regionais, excluindo a final brasileira e a japonesa.

Confira as datas de todas as seletivas regionais:

As apresentações, que podem ter no máximo 2 minutos e 30 segundos, devem ser postadas através da plataforma TikTok, sendo proibido o uso de cortes, efeitos especiais ou qualquer alteração de edição e devem obedecer os regulamentos da plataforma.

Além do vídeo da apresentação, a dupla deve enviar no formulário de inscrição, dois vídeos de "vira-vira" apresentando o cosplay de cada um dos participantes para o júri. Estes vídeos poderão contar com edições. Todos os vídeos deverão ser postados de forma pública no Tiktok, pois não serão aceitos de outra forma.

Os cosplayers também devem enviar suas imagens de referência através do formulário via links. A banca julgadora irá avaliar os três quesitos Performance, Cosplay e Fidelidade, assim como em todas as seletivas presenciais.

Sendo Performance a interpretação, qualidade e impacto da apresentação, desenvoltura no palco, sincronia de movimentos e harmonia entre a dupla. O Cosplay o acabamento da fantasia, se é manufaturada e customizada, similaridade aos trajes originais do personagem, riqueza de acessórios e detalhes. E Fidelidade a fidelidade do cosplayer ao personagem, na interpretação, roupas e performance. 

A Seletiva Online terá um diferencial pois contará também com uma Votação Popular na própria plataforma do Tiktok, que será considerada um bônus à dupla vencedora em forma de meio ponto na somatória final da nota.

Confira o regulamento completo para a Seletiva Online.

O júri será composto por membros do comitê interno da organização da Geek+. Demais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: contato@geekmais.com.

Foto de Capa: Leandro Galdino como Zero e Lara Luz como Wip de The King of Fighters. Foto: AleXandy.