O WCS, World Cosplay Summit, um dos maiores concursos internacionais de cosplay do mundo, retorna com suas seletivas no Brasil para escolher a dupla vencedora que irá representar o país na final em 2023 no Japão.

O Brasil voltará aos palcos japoneses após o anúncio através de uma live na sua conta oficial do Instagram. Maurício Somenzari, um dos grandes campeões do WCS, é o coordenador das Seletivas pela Geek+ e revelou sete cidades para iniciar o projeto que vai de março a maio.

Em live, Somenzari revelou a primeira parte das seletivas que acontecerão todas no primeiro semestre de 2023, além de informações sobre o concurso, regulamento e, ao final da live, os links para inscrições das seletivas.

O WCS é um concurso cosplay japonês de duplas que exige e incentiva a participação de mídias japonesas, com suas ressalvas particulares que podem ser encontradas no regulamento oficial. Mas pela proximidade das datas de seleção, foi liberada uma exceção à regra que permite os participantes se apresentarem com cosplays de quaisquer mídias escolhidas, incluindo personagens ocidentais, apenas nas seletivas nacionais, excluindo a final brasileira e a japonesa.

As seletivas acontecem em shoppings do Grupo Saphyr, que segundo a organização, possui unidades espalhadas por todo o Brasil, podendo assim ampliar as cidades que recebem a seletiva. As cidades a receberem o concurso são:

1º Uberaba (MG) - 25 de março - Uberaba Shopping

2º Uberlândia (MG) - 26 de março - Uberlândia Shopping

3º São Paulo (SP)- 01 de abril - Shopping Metro Tucuruvi

4º(João Pessoa PB) - 01 de abril - SuperCon João Pessoa

5º Sorocaba (SP) - 02 de abril - Pátio Cianê Shopping

6º Blumenau (SC) - 15 de abril - Norte Shopping 

7º Salvador (BA)- 16 de abril - Shopping Paralela

9º Osasco (SP)- 22 de abril - SuperShopping Osasco

10º Cotia (SP) - 29/04 - Shopping Granja Vianna

11º São José (SC) - 29/04 - Continente Shopping 

12º Brasília (DF) - 07/05 - Festival do Japão 

13º Recife (PE) - 07/05 - Tetro RioMar (NOVO!)

Novas datas e cidades serão anunciadas em breve no perfil oficial do WCS Brasil. Para as cidades já divulgadas, os links para as inscrições das duplas já estão disponíveis para os participantes do Brasil inteiro que podem se inscrever em qualquer seletiva do país sem restrição de quantidade.

Foi revelado na live que os três primeiros colocados de cada seletiva serão premiados, além da garantia da vaga para a seletiva nacional para o primeiro lugar.

Além das seletivas presenciais, o WCS Brasil irá promover uma seletiva online em Abril, na qual os cosplayers de todo o país poderão participar com apresentações enviadas no formato de vídeo, para serem julgadas por uma banca interna de jurados, além de dinâmicas com votação popular  ao concurso.

"O WCS nunca foi um concurso de popularidade, se tivermos alguma dinâmica de voto popular vai ser para agregar à nota, nunca vai ser uma nota de corte. Isso é uma coisa que temos muito claro e não faz muito sentido. A gente não está levando para o Japão a dupla mais popular, mas sim a dupla mais capacitada, como sempre aconteceu aqui no Brasil", esclarece Somenzari.

O Brasil não será inscrito na categoria online do WCS Internacional. A seletiva online servirá como mais uma seletiva para a escolha da dupla vencedora, nas finais presenciais que acontecerão em São Paulo, dia 27 de maio.

O número de vagas é limitado, mas Somenzari revelou que no mínimo 15 duplas disputarão entre si na final brasileira. As apresentações podem contar com áudio e vídeo para telão, com especificações que estarão no regulamento.

A dupla selecionada para representar o Brasil passará uma uma espécie de treinamento com a organização das Seletivas nacionais, para que recebam todo apoio e orientações para a final no Japão que ainda não teve a data revelada.

Novas informações sobre datas, seletiva online e detalhes não explanados na live serão divulgados em breve através dos canais oficiais do WCS Brasil, demais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: contato@geekmais.com

Atualização em: 26/03/2023 às 18h07.

Foto de capa por Humberto Coga. Cosplayers Team Stardust finalistas WCS 2019.