O site Kosplay nasceu com o objetivo de informar e fomentar o cosplay no Brasil. Aqui serão reunidas  notícias, matérias, artigos de opinião, além da criação de espaços de divulgação para diversas vertentes da comunidade, como cosplayers, fotógrafos, cosmakers, etc. Tudo isso com um viés jornalístico conduzido pela criadora e editora-chefe do site, Kiki Bélico.

Kiki Bélico tem 32 anos, é cosplayer há 15 e iniciou sua jornada cosplay no interior do Rio de Janeiro com a ajuda de sua avó Izaltina Rocha, que fez seu primeiro cosplay de Kagome Higurashi do anime Inu-Yasha.

Kiki Bélico de Kagome Higurashi no Anime Friends 2007 

É formada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFBA e em Comunicação Social - Jornalismo pela UniJorge. As Artes plásticas a ajudaram com noções de desenho, observação, uso de materiais, criatividade e criação. O jornalismo veio alinhar seu pensamento e estabelecer a longa relação com a escrita com a vontade de comunicar, informar e compartilhar conhecimentos e opiniões.

A produção de conteúdo cosplay esteve envolvida nos dois processos de formação acadêmica e em 2012, Kiki Bélico foi convidada para criar e escrever a Coluna Cosplay do Mega Hero, uma experiência bastante enriquecedora e que rendeu cerca de 50 postagens na época.


Kiki Bélico com cosplay de Jem da animação Jem e as Hologramas. Foto: Laser 84


Após este período, dedicou-se a produzir conteúdo sobre cosplay através das suas redes sociais como Instagram e TikTok no @kikibelico, nunca deixando de lado o foco na criação e produção sobre este universo. 

A ideia do site Kosplay já existia há alguns anos, mas seu decidido seu lançamento foi decidido apenas em 2022.