No domingo (02/04), aconteceu a seletiva do World Cosplay Summit em Sorocaba, interior de São Paulo, mais um dos eventos que garantem vagas para a final nacional em São Paulo, que acontece dia 27 de maio. 

Sorocaba teve um total de sete inscrições e recebeu seis duplas que se apresentaram no Pátio Cianê Shopping, juntamente com uma tarde de atividades apresentada por Leon Marttins, que contaram com, abertura,  atividades lúdicas, quiz, entrevistas e o seguimento do concurso.

Confira nossa entrevista com o Coordenador das Seletivas brasileiras do WCS:
Entrevista com Maurício Somenzari: WCS quer o Brasil de volta no cenário competitivo mundial

A dupla vencedora, Suzuya e Yamazaki, se apresentou com Naruto e Sasuke. A apresentação abordou o famoso embate entre os dois personagens e que acabou em luta. Com diálogos bem sincronizados e um roteiro coerente, a dupla mostrou bastante coordenação nos movimentos de ataque, além de ter apresentado coreografia de luta com movimentos cenográficos como o "golpe da Viúva Negra", surpreendendo o público. Além disso, eles fizeram o arriscado movimento de transformação, vestindo roupas e acessórios no palco, que pode dar muito certo ou muito errado, mas felizmente para a dupla deu muito certo e agregou demais para a apresentação com a luta continuando com o Naruto e o Sasuke transformados, finalizando a apresentação com efeitos práticos dos golpes mais icônicos dos dois personagens. Com efeitos de luz com led no Sharingan e golpes, bom uso do telão como cenografia e apoio para interação e uma apresentação com maior nível de complexidade a dupla levou a vaga para a final.

No segundo lugar Nina e Rhul se apresentaram como Silmeria e Hrist de Valkyrie Profile, com uma apresentação que se utilizou do telão para se ambientar no jogo, para dar os golpes e enfrentar os inimigos, com uma boa utilização do recurso para complementar a apresentação e movimentos bem ensaiado, a dupla contou bem a história com um roteiro bem feito com início, meio e fim, além de ter trabalhado bem a movimentação de palco das personagens. Boa sincronia, posicionamento bem pensado de palco e o bom uso do telão renderam o segundo lugar. Muitas vezes a apresentação não falta nada para ser campeã, mas o primeiro lugar simplesmente faz mais e conquista a vaga indo além.

Em terceiro lugar, a dupla Ceslo e Marly, se apresentou com Zelda: Ocarina of Time com os personagens Skull Kid e Saria, repetindo a apresentação feita no dia anterior em São Paulo, trazendo uma apresentação sem o uso de diálogos, focado em interações sonoras e exploração do espaço do palco entre os personagens. A dupla traz elementos de cenografia que ambientam bem o espaço disponível, uso do telão com cenário com uma cena fixa e se movimenta bem no palco, mas sente-se falta de um storytelling que guie a apresentação, tornando-se uma cena bonita e agradável, mas sem grandes evoluções na apresentação.

Dentre as três duplas que também se apresentaram, curiosamente duas delas apresentaram com Silente Hill, com os mesmos personagens Pyramid Head e Nurse e com apresentação muito similares. As duas duplas entraram no palco com uma apresentação mais como uma performance artística, quase uma catarse, onde interpretaram os movimentos dos personagens com apoio da trilha sonora. Vale a pena conferir as duas apresentações pela incrível coincidência. 

E por último, a primeira dupla a se apresentar com Genshin Impact nas seletivas regionais, Naoko e Ayu trouxeram Paimon e Aether. A apresentação contou com vídeos de apoio com cenas do jogo e interação com outro personagem no telão, prop de palco e uma apresentação dinâmica entre os personagens que tiveram seus momentos solo no palco durante a apresentação. Um uma sensação de aventura, a apresentação mostra para o público um pouco do universo de Genshin Impact e mostra as diversas possibilidades que a mídia tem para apresentações.

O júri da seletiva foi formado por Maurício Somenzari, Sakura Prongs e Cacau Ideguchi

Confira as datas de todas as seletivas regionais:
World Cosplay Summit divulga datas para suas primeiras seletivas no Brasil

Você pode conferir as apresentações no Canal SK e em sua live do Instagram:


A dupla vencedora leva, além da vaga para a competição nacional, uma premiação de R$ 1500 em premiação e dois pares de lente do apoiador Cosplay Universe.

Foto de Capa: Suzuya como Sasuke e Yamazaki como Naruto. Foto: Reprodução/WCS