Foram anunciados os 12 finalistas do Concurso Cosplay da CCXP 2022 e dentre eles, o baiano Marcelo Vitz, foi um dos selecionados.

O Kosplay conversou com o finalista sobre o processo de criação e confecção do seu cosplay de Panqueco do jogo Fortnite e sobre o sucesso da criação da série de vídeos de passo a passo que Vitz produziu para seu perfil no Tiktok.

O personagem Panqueco (Mancake) é um dos vários oferecidos no jogo e foi recompensa do Nível 29 do Capítulo 2 da quinta temporada do Battle Pass, em 2020.

Marcelo Vitz faz cosplay há 14 anos, e toda essa experiência foi usada em seu maior projeto até o momento. Para o Panqueco, foram muitas planilhas, organizações e um ano de produção. Mesmo com toda dedicação, no início,a ideia era não participar do Concurso da CCXP, mas os planos mudaram!

Confira abaixo a entrevista e a dica de ouro para quem pensa em concorrer nas próximas edições do concurso:

Kosplay: Quando começou a fazer cosplay? 
Marcelo Vitz: Precisamente em 2008.

K: Como conheceu cosplay e como começou a fazer?

MV: Conheci em um evento geek em Salvador. Do nada vi um monte de gente "fantasiada" e vi que naqueles trajes havia muito trabalho envolvido. Não eram simplesmente fantasias de Carnaval. Havia dedicação, havia detalhe. Meses depois fui a uma festa temática e resolvi começar a investir no hobby. Não parei mais, desde então.

Personagem Panqueco do jogo Fortnite. Foto: Reprodução/internet


K: Por que o Panqueco?

MV: Foi simplesmente meu primeiro contato com uma skin maluca quando comecei a jogar Fortnite. Fiquei me perguntando por quê alguém criaria um personagem daquele tipo. Como sempre fui apaixonado por personagens mais lúdicos e fora da caixa, logo fiquei encantado com o Panqueco.

K: Como foi o processo de criação e construção do Panqueco?

MV: Foi o maior projeto cosplay que já fiz. Como em toda criação que faço, construo uma planilha e um cronograma antes de começar. Desenhei cada uma das peças separadamente e projetei como elas se encaixariam no meu corpo, que materiais escolheria para cada uma delas e como eles ornariam entre si. Depois disso comecei a trabalhar peça a peça.


@marcelovitz Marca seu amigo que joga FORTNITE! Picareta do Panqueco! 🥞 @fortnite #fortnite #epicgames #panqueco #mancake #cosplay #cosplayer #epicgamer ♬ Electro Swing - Fortnite

K: Você compartilhou praticamente todo o processo do cosplay do Panqueco nas redes sociais. Conte um pouco de como foi esse processo de criação de conteúdo sobre o cosplay?

MV: Quando decidi compartilhar a construção deste cosplay nas redes, eu não sabia o quão desafiador seria. Tendo o trabalho de roteirizar, filmar, narrar, editar, legendar, somado ao de confeccionar peças que eu não saberia se ficariam exatamente como eu queria no final (às vezes não ficavam!) acabou dobrando o tempo de produção. Não foi fácil e por vezes eu me senti esgotado e ousado demais em fazer algo neste nível. No entanto a repercussão do público que me acompanha foi sempre positiva. Isto então se tornou um grande estímulo para que eu continuasse.

K: Quando você decidiu fazer o Panqueco já sabia que ia competir no concurso da CCXP? Como voce decidiu participar?

MV: Não mesmo! Bem, a ideia era sim usá-lo no evento da CCXP, como eu faço com a maioria dos cosplays que produzo. Mas só quando comecei a vê-lo tomando forma foi que percebi que ele tinha potencial para participar do concurso. Sempre acompanhei a competição com aquela sensação de que um dia eu gostaria de estar ali, no meio de grandes artistas.

@marcelovitz Marca seu amigo que joga FORTNITE! Fiz a cartucheira do PANQUECO! #mancake #panqueco #fortnite @fortnite #epicgames #cosplay #cosplayer ♬ Electro Swing - Fortnite

K: Como foi o processo para se inscrever no concurso? Foi tranquilo ou são muitas etapas e exige muita dedicação?

MV: O processo de inscrição é tranquilo e são poucas etapas. No entanto, à medida que o prazo final se aproxima, a gente precisa se apressar e deixar tudo pronto para garantir que todo material necessário seja fornecido para não ter erros.

K: A primeira etapa pública foi votação popular. Como vice se sente com essa etapa? Como foi a campanha?

MV: O apoio dos meus amigos foi fundamental para que isto acontecesse. Todos contribuíram bastante e estimularam outros para que fizessem o mesmo. Tanto amigos próximos como colegas de outros fã-clubes dos quais faço parte. Particularmente eu sinto que poderia ter feito até mais, incentivado mais e pedido mais votos. Acho que parte de mim deixou que as coisas acontecessem naturalmente, sem muita pressão ou ansiedade.

K: Você é um dos 12 finalistas e é o representante da Bahia. Como você se sente com esse primeiro resultado? 

MV: Realizado. Colocar um pé entre os 12 já é sim um sonho realizado. É um reconhecimento sem tamanho que ainda não absorvi 100%. Recebi muitas mensagens de apoio e carinho e isso me deixa cada vez mais feliz (e ansioso!)

Panqueco, cosplay por Marcelo Vitz. Foto: Arquivo pessoal


K: Quais são as próximas etapas para o Concurso? Quais os preparativos?

MV: A próxima etapa é ensaiar bastante a apresentação pra fazer o melhor possível no dia. Há também o desafio de empacotar todo o cosplay de forma segura para embarcar na viagem. Peças frágeis podem ter avarias, então tem que cuidar disso com antecedência, além de, claro, levar comigo o kit de reparos.

K: Quais dicas você pode dar para outros cosplayers que querem participar do concurso da CCXP, agora que você é um dos finalistas?

MV: Se planejem com antecedência, então, nada de finalizar o traje na semana (ou no dia) da inscrição. Para o concurso da CCXP a inscrição acontece meses antes do evento, então vale a pena já iniciar o ano com esse planejamento em mente. Escolham com carinho o material de confecção do traje e das peças e caprichem no acabamento. E façam boas fotos de apresentação; creio que isso conta pontos para quem avalia, tanto o público quanto o júri. E se divirtam no processo! Se é hobby, tem que fazer por amor e com amor!

Entrevista realizada pela jornalista Kiki Bélico. Foto de capa: Arquivo pessoal - Macelo Vitz.