2019 parece que foi ontem, mas há três anos não passávamos pelo torii, o grande portal vermelho, para adentrar o universo do Festival de Cultura Japonesa, o Bon Odori.

Conhecido por ser uma das grandes oportunidades para usar cosplay em Salvador, o Bon Odori oferece desfiles e concursos para entreter o público e dar foco ao cosplay, amém do amplo espaço com opções de cenários para fotos.

Nesta sexta (26), cosplayers desfilaram no palco Haru e a plateia encheu e vibrou com a entrada de cada personagem, esse foi o dia do Desfile Cosplay, algo mais descontraído

O Kosplay conversou com alguns dos participantes que desfilaram e compartilharam a experiência do retorno aos grandes  palcos dos eventos.

A cosplayer Annie, de 24 anos, desfilou com cosplay de Stacey do Super Sentai Zenkaiger que compartilhou que já não vinha para os eventos de Salvador desde 2014 e que foi uma experiência voltar depois de tanto tempo e desta vez com seu primeiro cosplay. "Fiquei muito surpresa que muitas pessoas me pararam e eu não esperava. Estou muito feliz.", compartilhou ela.


Samara Luz com seu cosplay de  Capitã Bluebell de Cuphead. Foto: AleXandy Photos


Samara Luz, 23 anos, estava de Capitã Bluebell de Cuphead e comenta que o cosplay ajudou na sua saúde mental e que voltar a fazer presencialmente foi muito diferente de fazer apenas para as redes sociais. "Para mim foi uma experiência muito gratificante, porque eu estava sentindo muita falta disso. Estar no Odori é uma energia incrível e me deu ânimo de novo

"Foi uma grande nostalgia." diz Lix Chan. "A gente tem a sensação de voltar ao palco e das pessoas verem nosso trabalho, curtirem com a gente, de rever pessoas e muitos terem seu trabalho admirado. É uma sensação única que faz falta. Subindo no palco a gente fica feliz de olhar no rosto das pessoas e cada centavo, cada segundo gasto para estar ali vale muito a pena".

Mas o grande atrativo para os cosplayers foi o domingo com o Concurso Cosplay, esse sim contando com uma banca de jurados composta pelos cosplayers KuroNeko Tami, Gio August e Marcelo Vitz, que receberam a apresentação de 40 participantes no palco principal do Bon Odori.

Na fila, muita expectativa, todos focados em suas apresentações e no que os próximos minutos os aguardavam. No palco, pura emoção, apresentações encarnando os personagens, músicas temas de cada mídia na entrada do cosplayer e muita resposta positiva do público que participou de cada segundo.

Rafael Esteves, 28 anos, cosplayer que já esteve nos pódios em edições passadas do concurso do Bon Odori, comenta que foi muito emocionante ver a plateia vibrando e sentir toda a animação. "Foi sensacional! O coração ficou a mil".

Sofia com seu primeiro cosplay no palco do Bon Odori. Foto: Kosplay

Ao lado de tantos veteranos, Sofia, de 12 anos estava desfilando com seu primeiro cosplay de Midari Ikishima do anime Kakegurui. "Foi muita emoção! Eu fiquei sabendo pela minha amiga, fiquei muito feliz e a experiência de desfilar foi muito boa", contou a iniciante.

O campeão do desfile 2022, Ronald Valois, de 38 anos, estava com cosplay de Aiolia de Leão de Os Cavaleiros do Zodíaco, compartilhou que foi uma grande emoção participar do concurso após essa restrição de dois anos com a pandemia. Ao ser questionado sobre sua armadura de Cavaleiro de Ouro, contou que demorou sete meses para confeccioná-la e que foi toda feita em Salvador.

Clássica foto final com os cosplayers no palco após o concurso. Foto: Kosplay


"Ela foi modelada em 3D no formato do meu corpo. Foram três meses de modelagem e muita discussão para ver como entraria no meu corpo se adaptando a variações do meu corpo", explica Valois. "Enquanto estávamos modelando, teve o processo de qual material usar para a pintura automotiva brilhar tipo cromo".

Durante seu desfile, Ronald ainda incorporou os trejeitos e personalidades do seu personagem e após o primeiro vira vira para os jurados causou um efeito ao arrancar a capa para revelar uma parte escondida de sua armadura. Questionado se aquele movimento havia sido premeditado, respondeu "tinha sim e que a capa tinha um mecanismo para romper na apresentação para poder o cosplay ser analisado como um todo, pois o Cavaleiro de Leão tem um rosto de leão nas costas e eu acho um pecado deixar esse detalhe escondido."

O segundo lugar do desfile ficou com o aclamadíssimo Caça Fantasmas, Cristiano Filho, de 36 anos, se apresentou pela primeira vez de cosplay com seu cosplay que foi todo feito por ele. "Cara, que energia boa! Fiquei muito emocionado e quase choro", revela Filho, que foi recebido por uma plateia que cantou a música tema dos Caça Fantasmas com ele enquanto desfilava. "Eu venho todo ano e, para compensar a pandemia, resolvi vir de cosplay esse ano, fazendo algo mais da minha geração". Ele comentou que demorou três meses para fazer o cosplay e foi até em ferro velho para conseguir as partes que precisava.

O pódio final ficou:

Aiolia de Leão - CDZ: Ronald Valois
Caça Fantasmas: Cristiano Filho
Soldado 76 - Overwatch: Fred Stan

Cristiano Filho desfilando no palco do Bon Odori. Foto: Kosplay


E não para por aí, o domingo ainda teve a apresentação do grupo de Dança Cosplay LDMuses, que abriu o concurso cosplay com a apresentação de duas danças. O grupo, atualmente formado por sete integrantes, produz seus próprios figurinos e já se apresenta no Festival desde 2018.

Foi a primeira apresentação da integrante Lui que comentou que se apresentar no palco do Bon Odori foi algo muito mágico. "Desde criança eu sempre fiz aulas e apresentações de dança e ainda possuo muita paixão pela atividade, e quando fui convidada para o grupo no final de 2019 estava muito animada para poder dançar com as meninas, mas por conta da pandemia nossas atividades tiveram que ser paradas por um tempo." conta ela.

"Assim que fomos nos preparar para entrar no palco, e vi a multidão da plateia que estava na hora, eu comecei a ficar emocionada de felicidade! Durante a apresentação, eu não conseguia parar de sorrir, minha animação estava nas alturas e assim que a música acabou e vi o publico vibrar, eu tive que me segurar para não chorar de alegria, foi uma experiência maravilhosa qual pude compartilhar com as meninas e se possível eu amaria poder ter essa experiência novamente!"

LDMuses. Da esquerda para direita: Laara, Leti, Lui, Lari, Kira-chan e Nalu. Foto: Raphel Maiffre


Já Kira-chan já fazia parte do grupo e revelou que ficou muito feliz quando soube que iria se apresentar novamente com o grupo. "Foram alguns meses de preparação para o evento - a escolha do figurino, das músicas a serem apresentadas, os ensaios, a confecção das roupas - e tudo isso foi recompensado no momento que nos anunciaram como atração esse ano." compartilha Kira-chan.

"É estranho como é algo que gera tanta ansiedade nos momentos que antecipam a hora de se apresentar, e depois que a gente sobe no palco passa tão rápido! Me diverti muito dançando novamente com o pessoal do grupo e mais ainda por ser o primeiro ano que nos apresentamos com Laara e Lui!" conclui.

O Festival de Cultura Japonesa Bon Odori acontece todos os anos no último final de semana do mês de agosto, atualmente no Parque de Exposições de Salvador.

Foto de Capa: Cosplayer Lui K Dancer com seu cosplay de Evelynn das KDA. Foto: AleXandy Photos.