Renato Lima, de 29 anos, vem ganhando grande repercussão com seu Instagram @wellrenato, no qual produz conteúdo sobre cosplay com foco em cosplayer iniciantes. De Itaim Paulista, São Paulo, hoje ele bate um papo com Kosplay sobre seu universo cosplay particular, sua produção de conteúdo e inspirações para criar.

Com uma conta de 7 mil seguidores, Renato cria postagens motivacionais, reflexivas e cheias de representatividade, assunto tão relevante e necessário dentro do meio cosplay. Ele mesmo iniciou dentro do universo do cosplay em 2007 através de uma amiga que o convidou para ir a um evento com ela, e diz que depois disso, nunca mais parou, foi amor a primeira vista.

"Desde de pequeno eu já adorava a ideia de querer me vestir igual aos personagens dos desenhos que eu assistia, mas não fazia ideia o que era cosplay. Sempre gostei de usar "fantasias" quando tinha uma festinha temática eu não dormia de tantas ideias se passando na minha cabeça. Quando descobri sobre os cosplayers e o que era cosplay, nossa, foi incrível. Pensei que poderia ser divertido e foi." comenta Renato.

1. Como e quando surgiu a ideia de produzir conteúdo sobre cosplay?

Renato Lima: A ideia surgiu na quarentena, pois estávamos sem eventos, sem poder nos encontrar com amigos, fazer fotos, etc. Daí pensei em fazer algo a mais do que só postar fotos de cosplays nas minhas redes sociais. Foi aí que me questionei: por que não fazer posts que ajude cosplays iniciantes, dicas e falar sobre representatividade no meio cosplay? E assim, comecei a passar para meus seguidores, amigos a experiência que tinha como Cosplay e histórias pessoais. E está dando certo!

2. Para você, qual a relevância desse tipo de conteúdo?

RL: A maior relevância é ver que meu trampo como cosplayer criador de conteúdo está chegando onde eu queria que chegasse. Meus posts de conteúdos estão sendo bem recebido e assim, me vejo falando por muitas pessoas que não tem essa iniciativa e essa voz. Muitos tem questionamentos, dúvidas e meu conteúdo dá aquela clareza e aquela ajudinha. Assim como sou bem representativo essa é a ideia, que minhas palavras e vivência cheguem àqueles que pensam igual a mim e àqueles que não pensam também.




3. Como foi inserir o seu conteúdo em um mercado de produção de conteúdo já saturado?

RL: Não vou dizer originalidade, mas sim vivências e opiniões pessoais. Acho que isso faz toda diferença! Principalmente por falar sobre representatividade no meio cosplay e na vida em geral, isso conversa com muitas pessoas.

4. Qual é seu principal objetivo com essa produção e o que te inspira a produzir?

RL: O meu principal objetivo é passar a realidade desse universo cosplay. O que me faz produzir esses conteúdos são as minhas vivências pessoais que anos como cosplayer e vivendo nesse mundo achei que seria legal dividir com outras pessoas. Eu penso que seria legal ter alguém tirando dúvidas, questionando comportamentos e passando coisas que já viveu nesse meio, talvez se lá trás eu tivesse essa "orientação" seria mais fácil.

Personagem: Super Choque. Foto: Arquivo Pessoal



5. Você pensa em expandir seu conteúdo para outros formatos e outras plataformas?

RL: Sim, mais pra frente penso em fazer um podcast e talvez palestras em eventos, inclusive, estou à disposição a convites.

6. Seu conteúdo tem ajudado pessoas da comunidade? 

RL:  Tem ajudado sim. Eu vejo que muitos da comunidade estão gostando bastante do meu conteúdo. A resposta mais incrível que eu tenho sobre os meus posts são as mensagens incríveis que eu recebo de pessoas contando sobre suas vivências e histórias no meio cosplay. Um feedback super positivo e é isso que me ajuda a cada vez mais a criar mais conteúdo.




7. Como você tem se sentido produzindo esses conteúdos e com a repercussão?

RL: Estou me sentindo muito feliz e talvez a palavra "responsável" também entre nessa! Porque sei da minha responsabilidade com meus seguidores, amigos e a importância dos posts. Eu estou muito empolgado com a repercussão, eu vejo cada compartilhamento, comentários e volto a dizer que toda a repercussão me ajuda ainda mais a criar muito conteúdo.

8. Qual sua mensagem para quem está pensando em começar a produzir e compartilhar suas histórias, mas pode estar com medo de iniciar?

RL: Seja de verdade e não tenha medo de compartilhar suas vivências, pessoas se comparece e se vê nas verdades. Se joga com prudência e se divirta!

Personagem: Choji Akimichi - Naruto. Foto: Arquivo Pessoal


O Kosplay gostaria de agradecer a disponibilidade do Renato Lima em conceder essa entrevista para nossa estreia e desejamos muita sorte em sua produção.

Você pode encontrar o trabalho do Renato acessando o link a seguir:


Foto de capa: @ccxpoficial

Essa entrevista foi realizada em Julho de 2022 pela jornalista Kiki Bélico.