O que aconteceria se um jovem artesão de bonecas e uma aspirante a cosplayer se conhecessem? É a partir dessa pergunta que se desenvolve um dos animes que mais chamou a atenção do público na temporada de inverno de 2022 e do qual iremos falar nesse artigo. 

My Dress-Up Darling (Sono Bisuko Doru wa Koi a Suru) é o mangá escrito e desenhado por Shinichi Fukuda e que começou a ser lançado em janeiro de 2018, contanto com nove volumes até o momento. Em janeiro de 2022 o anime começou a ser exibido e teve um total de 12 episódios, sem expectativa de uma 2ª temporada até o momento. 

 A grande questão aqui é: sobre o que fala esse mangá/anime? Pois bem. Está na hora de descobrir! 

A história acompanha o estudante Wakana Gojo, que sonha em se tornar um grande artesão de bonecas hina, continuando o legado de sua família. Um determinado dia, a popular colega de classe de Gojo, pela qual ele tem uma queda, Marin Kitagawa, o vê costurando uma roupa para uma de suas bonecas na sala de costura da escola, e é a partir desse momento que a vida de ambos muda. 

Bonecas Hina. Foto: Reprodução/ KCP Internacional


Kitagawa é uma aspirante a cosplayer e começou a costurar sua primeira roupa, porém ela não leva jeito e resolve pedir para Gojo fazer a roupa de uma personagem de uma série de jogos que ela adora, porém o jovem nunca costurou uma roupa em escala humana, ainda mais um cosplay! Porém, inspirado pela energia de Kitagawa, ele resolve aceitar o desafio e embarca nesse novo e interessante mundo. 

O mais divertido do anime não é só ver a dinâmica entre Gojo e Kitagawa, que é muito boa e rende momentos cômicos, mas sim todo o processo de construção do cosplay. 

Gojo e Kitagawa escolhendo materiais para o cosplay. Foto: Reprodução/ Internet

Como Gojo não entende nada do universo cosplay, ele precisa fazer pesquisas, entender a escala da roupa, as medidas da modelo, mas ao mesmo tempo, por já saber costurar, ele conhece bastante de tecidos, tonalidades, e o principal, sabe costurar muito bem. Kitawaga entra com as referências e com sua energia, sempre ajudando Gojo, já que a menina é uma otaku de mão cheia, chegando ao ponto de emprestar jogos adultos para o rapaz para que ele faça a pesquisa das roupas das personagens que terá que costurar. 

O anime é aquele tipo de produção que você começa a ver e não quer mais parar, já que a energia dos personagens é tão boa e a história é contada de uma maneira dinâmica, leve e que prende o espectador. E também é raro vermos uma produção assim que tenha como tema principal o cosplay. 


 Kitagawa e Gojo eem seu primeiro evento. Foto: Reprodução/ Internet

Outro ponto interessante é que à medida que a história avança, Gojo não se prende apenas a costura, ele também passa a se interessar pela fotografia cosplay, que também é tema abordado no anime. Podemos ver diferentes facetas da comunidade e acompanhar os dois personagens nessa jornada bastante inusitada e divertida. 

O anime serve tanto para quem tem curiosidade em saber mais sobre esse universo, como para quem já faz parte dele. Para aqueles que tiverem interesse, o anime está disponível no Crunchyroll completo, e o mangá infelizmente ainda é inédito no Brasil, porém quem sabe a JBC, Panini ou NewPop não resolvem trazer? Vamos ficar no aguardo e torcer.

Texto por Alexandre Teixeira. Foto de Capa: Reprodução/Internet